Modalidades de Atendimento
Nossos atendimentos são voltados para adultos, a partir de 21 anos.Avaliação Neuropsicológica
A Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento.
A Avaliação Neuropsicológica é um exame no qual, através de testes e atividades propostas, torna-se possível obter dados sobre o funcionamento mental de um indivíduo, mapeando o desempenho de cada uma das funções cognitivas e como elas interagem entre si, relacionando-as ao seu comportamento atual.
Esse exame constitui um instrumento de grande valia no auxílio do estabelecimento de diagnósticos em diversas patologias psiquiátricas ou neurológicas, como por exemplo, diversos tipos de demências, perdas ocasionadas por AVC (Acidente Vascular Cerebral), TCE (Traumatismo Craniano Encefálico), por uso de substâncias psicoativas e outras patologias relacionadas à parte neurológica.
O resultado da Avaliação Neuropsicológica pode constituir também um instrumento de orientação no planejamento de intervenções para a reabilitação cognitiva ou neuropsicológica e para o planejamento de projetos terapêuticos e avaliação de comportamentos de risco.
Orientação Familiar
Para famílias nas quais um ou mais integrantes foram acometidos por qualquer tipo de patologia mental.
Muitas vezes o foco das atenções é totalmente dirigido para o paciente e pouco se investe para acolher o sofrimento da família que acompanha, cuida e ama esse paciente.
A orientação familiar tem como objetivos: Aumentar o conhecimento sobre a psicopatologia que acometeu seu familiar, orientar sobre situações de crise e proporcionar ferramentas para lidar com essas questões, esclarecer dúvidas e promover a melhora da qualidade de vida da família como um todo.
Terapia Familiar
A Terapia Familiar constitui um espaço que promove o resgate das relações familiares, proporcionando uma melhora importante na qualidade de vida de seus integrantes.
A família é uma unidade fundamental dentro da qual nós nos desenvolvemos, constituímos a nossa identidade e corpo de valores, trocamos afeto e buscamos segurança através de uma complexa e profunda rede de ligações afetivas.
Muitas vezes os indivíduos de uma família não estão doentes, mas a relação entre eles está. Quando isso ocorre todo os integrantes entram em sofrimento, o que fragmenta a unidade das relações e da comunicação, fazendo com que o sistema familiar não seja mais capaz de constituir um espaço de saúde e segurança.
Quando isso ocorre, a terapia familiar busca a compreensão dos problemas de ordem relacional e o restabelecimento da comunicação e da espontaneidade.
Terapia de Casal
Não é incomum que os casais enfrentem crises que refletem negativamente em diversos aspectos de sua vida e gerem um acúmulo de mágoas que com o passar do tempo desarmonizam a relação.
A comunicação gradualmente se torna escassa e disfuncional, o que dificulta ainda mais a resolução desses conflitos.
Na terapia de casal o terapeuta faz o papel de mediador e trabalha para que o casal restabeleça a capacidade de se comunicar. Nesse processo, propõe-se trabalhar diversos aspectos que constituem um relacionamento.
Como casal entende-se qualquer tipo de relacionamento que configure um casal.
Psicoterapia Individual
Trata-se de um espaço único e pessoal, livre de julgamentos e críticas, no qual a reflexão sobre si mesmo e sobre as demandas cotidianas ocorre de maneira natural.
É um espaço poderoso para o desenvolvimento de recursos pessoais que auxilia na resolução de problemas e promove a melhora da autoestima, da comunicação, da compreensão dos conflitos e diminui a ansiedade. Auxilia a lidar com as perdas e entrar em contato com os seus sentimentos em um ambiente protegido pela conduta ética do psicoterapeuta.